"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Porquê e como acordar às 5 da manhã

Bem, acordar às 5 da manhã mudou li­te­ral­mente a minha vida.

Tudo o que sou agora, devo-o a este único há­bito. Claro que não foi apenas isto, mas tudo co­meçou com isto. Tenho acor­dado às 5 da manhã desde o dia 2 de ou­tubro de 2009. (Du­rante os fins de se­mana acordo nor­mal­mente às 7 da manhã).

Pri­meiro que tudo, isto não é apenas um há­bito, porque, tal como todas as coisas, do­minar qual­quer prá­tica vem com a com­pre­ensão da sua ló­gica e das suas ca­rac­te­rís­ticas.

Há dois fa­tores ex­tre­ma­mente im­por­tantes: O como e o porquê.

Ig­nore qual­quer um destes e, na me­lhor das hi­pó­teses, apenas con­se­guirá um re­sul­tado me­díocre.

Já vou ex­plicar os de­ta­lhes de cada um deles, mas pri­meiro vamos ver a re­le­vância para o seu caso:

Es­pe­ci­fi­ca­mente para si, aos 19 anos de idade, terá de dormir entre 7 a 9 horas por noite, se­gundo a Sleep Foun­da­tion.

Por isso, para a acordar de manhã a uma hora es­pe­cí­fica, terá de re­cuar 7 a 9 horas e ir para a cama a essa hora. Aos 36 anos, eu durmo 7 horas por noite – vou para a cama às 22h30 e acordo às 5h30, em 80% das noites da se­mana.

E agora, quanto à es­tra­tégia:

O porquê

Numa frase… “querer é poder”. Isto é im­por­tante porque querer algo que não é claro ou que não é su­fi­ci­en­te­mente im­por­tante apenas irá acabar em de­si­lusão.

Então, porque é que quer acordar de manhã?

Há apenas duas hi­pó­teses:

  • Porque tem de ser
  • Porque quer

Se é “porque tem de ser”, então é fácil, porque “quando não se tem outra es­colha… é fácil”.

Al­guns exem­plos: Tra­ba­lhar o pri­meiro turno das 6h às 14h; Ter cri­anças que pre­cisam da sua atenção; Ter uma longa vi­agem para o tra­balho, etc… Qual­quer pessoa pode viver neste pi­loto au­to­má­tico, mas é pre­ciso ter muita força de von­tade para manter esta ro­tina. Não é algo que eu re­co­men­daria para quem quer ter uma vida bem equi­li­brada.

Se é “porque quer” então tem de ser algo que o mo­tiva a le­vantar-se da cama, a deixar para trás o quen­tinho dos len­çóis e a en­trar na manhã fria todas as ma­nhãs… algo nesse gé­nero.

As únicas pes­soas que eu co­nheço que se le­vantam às 5 da manhã são aquelas que têm um sen­ti­mento de sa­tis­fação quando acordam – por exemplo, aquelas que tra­ba­lham para criar algo es­pe­ta­cular, ou que uti­lizam esse pe­ríodo para si pró­prias, para ga­nhar energia, para pla­near o seu dia, para co­meçar a pre­parar tudo antes de todas as ou­tras pes­soas.

É pre­ci­sa­mente por isto porque muitos grandes lí­deres gostam de co­meçar o dia antes de todos os ou­tros. Eles gostam de estar em con­trolo (da sua pró­pria vida e da sua em­presa), e são eles que traçam as or­dens para os ou­tros, são pro­a­tivos em vez de re­a­girem ao que os ou­tros estão a fazer.

Horas de des­pertar de al­gumas pes­soas fa­mosas e pro­du­tivas:

  • Robert Iger (Presidente da Disney) – 4h30
  • Tim Cook (Presidente da Apple) – 4h30
  • Howard Schultz (Presidente da Starbucks) – 5h00
  • Andrea Jung (Presidente da AVON) – 4h00
  • Richard Branson (Presidente da Virgin) – 5h45

Co­loque a si pró­prio a se­guinte per­gunta: O que é que está a “con­sumir-me”?

Se não tem um de­sejo que é sa­tis­feito du­rante esse pe­ríodo ma­tinal, não irá acordar cedo… nem NUNCA!

E há mais uma coisa que também tem de ser ex­pli­cada: – Não irá con­se­guir en­con­trar esse tempo em qua

l­quer outra al­tura do dia!

O mais pro­vável é que es­teja a gastar a sua energia em al­gumas coisas que o in­te­ressam (um novo ne­gócio, uma lei­tura in­te­res­sante, ou qual­quer outra coisa), mas isso não está a ser pro­du­tivo, porque está can­sado e deixa os seus in­te­resses para o fim.

Uma ideia muito me­lhor é co­meçar o dia com as coisas que mais lhe in­te­ressam, e uti­lizar a sua me­lhor energia. De manhã cedo, esse tempo não lhe po­derá ser re­ti­rado de forma al­guma – nin­guém lhe irá te­le­fonar às 6 da manhã, não tem de se pre­o­cupar com uma reu­nião às 6h30, e por aí em di­ante…

O como

Assim que tiver es­cla­re­cido a razão por de­trás do porquê, po­derá en­con­trar a me­lhor es­tra­tégia que me­lhor se en­caixe nas suas ne­ces­si­dades.

A forma mais fácil de acordar cedo é acordar cinco mi­nutos mais cedo a cada se­mana.

Al­gumas pes­soas po­derão estar a dizer: “Mas de­mora muito tempo a fazê-lo desta forma…”

E a res­posta seria: “Sim, mas o tempo vai passar de qual­quer forma… Po­de­ríamos ter esta con­versa daqui a seis meses e ainda es­taria a acordar à mesma hora. Ou po­deria co­meçar de­vagar.”

E vamos fazer as contas:

– 5 mi­nutos por se­mana x 26 se­mana (6 meses) = 130 mi­nutos (é mais de duas horas!)

Assim, se agora acordar às 9 da manha… po­deria fa­cil­mente acordar às 7 da manhã e sem grande es­forço. Ou das 7 para as 5 da manhã no mesmo pe­ríodo de seis meses.

O truque para acordar cedo de manhã é mesmo ir para cama cedo! Este é o botão de “rei­ni­ciar”, e é o fator mais im­por­tante.

Você pode ir para a cama à meia-noite e acordar às 5 da manhã du­rante dois ou três dias, mas de­pois disso vai sentir-se como um morto-vivo. Qual­quer adulto pre­cisa entre sete a oito horas de sono.

As 10 regras de ouro para um bom sono

  1. Durma o máximo possível durante o intervalo de sete horas entre as 22h e as 5h, porque aí terá a melhor qualidade de sono.
  2. Certifique-se de que dorme sete a oito horas por noite.
  3. Vá para a cama e acorde às mesmas horas todos os dias.
  4. Apanhe sol durante 30 minutos para equilibrar o nível de melatonina que regula os seus ciclos de sono.
  5. Certifique-se de que dorme de acordo como o seu ciclo circadiano de 90-100 minutos. Por exemplo, como exceção, é melhor dormir seis horas do que seis horas e meia (6 horas = 4 x 90 minutos). O melhor é sete horas.
  6. Evite o sono leve e acordar a meio da noite. Para isso, evite estimular o cérebro, jantar quatro horas antes de se deitar, e exercício menos de três horas antes de ir para a cama.
  7. Prepare o seu quarto: temperatura do ar entre 18ºC a 20ºC, um colchão que absorva o peso do seu corpo, ilumine a luz passiva e evite os pijamas largos.
  8. Prepare uma rotina noturna que lhe permita “aterrar” e abrandar progressivamente. (Música calma, um chá quente, etc…)
  9. Esqueça todas as preocupações, emoções negativas e frustrações, pelo menos uma hora antes de se deitar. Encerre quaisquer assuntos pendentes ou, pelo menos, trace um plano claro para eles para o dia seguinte.
  10. Faça com que uma boa noite de sono seja uma prioridade na sua vida.

As 10 regras de ouro para se levantar às 5h da manhã

  1. Encontre uma boa razão para acordar.
  2. Visualize como irá acordar com um sorriso nos lábios após uma boa noite de sono.
  3. Acorde e levante-se da cama imediatamente após o alarme começar a tocar.
  4. Empenhe-se seriamente em ter tempo para si logo de manhã.
  5. Encontre um parceiro para acordar cedo. Telefonem-se todas as manhãs.
  6. Acorde cinco minutos mais cedo todas as semanas, até atingir a hora a que deseja acordar.
  7. Trace uma rotina matinal que lhe dê prazer, de forma a que não tenha de negociar com si próprio sempre que o alarme começa a tocar.
  8. Certifique-se de que dorme pelo menos sete horas e de que está na cama antes das 22h30.
  9. Se falhar um dia, perdoe-se e volte à sua rotina.
  10. Junte-se ao Clube das 5 da manhã de pessoas extraordinárias que vivem a vida ao máximo e sentem-se satisfeitas todos os dias.

 

2015-08-07T15:12:31+00:00 Agosto 7th, 2015|
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