"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

O guia completo para impressionar o seu chefe

 

Cri­amos um guia com os 7 passos que de­verá se­guir para fazer com que as suas qua­li­dades sejam no­tadas e apre­ci­adas pelo seu su­pe­rior.

Todos que­remos chegar mais longe. Ainda assim, mesmo quando pa­rece que se está a fazer tudo bem – nunca chegar atra­sado ao tra­balho, ra­ra­mente tirar um dia por do­ença e cum­prir sempre os prazos – as pro­mo­ções podem ser poucas e dis­tantes entre si.

Se você está a tra­ba­lhar bem porque é que não está a ser re­com­pen­sado? A res­posta é sim­ples: você não será pro­mo­vido por ir ao en­contro das ex­pe­ta­tivas do seu chefe.

As ex­pe­ta­tivas do seu chefe são o preço de en­trada. Mesmo que você es­teja a fazer um grande es­forço e tudo o que lhe é pe­dido – você não irá so­bres­sair. Será visto como al­guém que com­pleta os re­qui­sitos mí­nimos – e nin­guém que cons­trua uma grande car­reira é visto desta forma.

O truque para avançar na sua car­reira e ser re­com­pen­sado em termos de re­mu­ne­ração passa por agregar valor ao que faz, as­se­gu­rando que as suas con­tri­bui­ções valem mais do que aquilo que você re­cebe. Você de­verá querer chegar mais alto e mais longe para ser visto como al­guém al­ta­mente va­lioso – al­guém sem o qual a or­ga­ni­zação não pode viver.

Você de­verá querer ex­ceder as ex­pe­ta­tivas do seu chefe ao ponto de este se sentir como a pessoa mais in­te­li­gente do mundo por tê-lo con­tra­tado.

Isto não é tão di­fícil como pa­rece. De facto, você po­derá sur­pre­ender o seu chefe através destas sete fá­ceis etapas.

1. Seja mais que um especialista

O de­sen­vol­vi­mento pro­fis­si­onal é im­por­tante mas porquê parar aí? Se você quiser mesmo im­pres­si­onar o seu chefe ab­sorva tudo o que puder sobre a sua em­presa e a in­dús­tria em que se in­sere. Por exemplo, se for um pro­gra­mador de TI em vez de sim­ples­mente aprender as me­lhores e mais atuais prá­ticas em termos de co­di­fi­cação aprenda como é que essas prá­ticas estão a ser apli­cadas por toda a in­dús­tria.

Trans­ferir o seu co­nhe­ci­mento para o con­texto real da sua or­ga­ni­zação é uma ex­ce­lente forma de adi­ci­onar valor ao que faz. Além de saber como fazer o seu tra­balho tal irá mos­trar que você sabe porque é que o está a fazer e porque é que o mesmo é im­por­tante.

2. Antecipe-se à questão

É uma boa sen­sação quando você con­segue res­ponder às per­guntas do seu chefe na hora, sem ter que per­correr pi­lhas de papel ou res­ponder mais tarde. Mas se você quiser mesmo im­pres­si­onar o seu chefe: an­te­cipe a questão. An­te­cipe aquilo que o seu chefe que­rerá saber e envie-lhe atu­a­li­za­ções re­gu­lares. Irá salvar-lhe tempo e energia e o seu chefe irá apreciá-lo tanto quanto o seu en­tu­si­asmo.

3. Admita erros

A res­pon­sa­bi­li­zação é uma arte per­dida. Muitas pes­soas tentam en­co­brir os seus erros, te­mendo as re­per­cus­sões de ad­mitir a culpa. Mostre ao seu chefe que não tem medo de ad­mitir os seus erros e ele fi­cará sur­pre­en­dido. Quando você co­meter um erro basta pre­venir o seu chefe do mesmo e apre­sentar uma so­lução para o mesmo. Me­lhor ainda: diga-lhe quais os passos que já tomou para mi­tigar o pro­blema.

Toda a gente co­mete erros. Você irá so­bres­sair por mos­trar ao seu chefe que é res­pon­sável, cri­a­tivo e pró-ativo quando ine­vi­ta­vel­mente os co­mete.

4. Em vez de pedir para frequentar formações, faça-o por si próprio

Um con­selho de car­reira tí­pico passa por pedir ao seu chefe au­to­ri­zação para fre­quentar aulas e workshops que me­lhorem as suas ca­pa­ci­dades. Mas não es­tamos a falar do que é tí­pico: es­tamos a falar de sur­pre­ender o seu chefe. Pro­cure for­ma­ções por si pró­prio, com o seu tempo livre. Não têm que ser caras – existem muitos cursos dis­po­ní­veis gra­tui­ta­mente ou quase de graça. En­quanto os seus co­legas pedem ao seu chefe a opor­tu­ni­dade para par­ti­ci­parem em for­ma­ções você po­derá dizer-lhe que já o fez e a sua ini­ci­a­tiva será re­com­pen­sada. Você irá eco­no­mizar di­nheiro da em­presa e chegar mais longe, ex­pan­dindo as suas ca­pa­ci­dades ao mesmo tempo.

5. Seja pró-ativo

Qual­quer um (bom, quase qual­quer um) pode fazer o que lhe é pe­dido. Para sur­pre­ender o seu chefe você terá que ser pró-ativo. Se vir um pro­blema, re­solva-o. Se vir que há algo que pre­cisa de ser feito, faça-o. Pre­pare um guia de boas vindas para novos co­la­bo­ra­dores, do­cu­mente os seus pro­cessos e des­cubra como é que os pode sim­pli­ficar ou faça qual­quer outra coisa de que se con­siga lem­brar para fazer a di­fe­rença.

Os chefes apre­ciam a visão mais do que qual­quer coisa. Adoram quando você con­segue ver o que po­derá ser útil para a em­presa no longo termo – e não se es­queça de o dizer ao seu chefe. Só será “graxa” se você o fizer de forma ma­ni­pu­la­dora ou com a in­tenção de fazer com que os seus co­legas sejam mal­vistos. Não há ab­so­lu­ta­mente nada de er­rado em me­recer as suas con­quistas.

6. Construa relações com outros departamentos

É pra­ti­ca­mente ga­ran­tido que, a de­ter­mi­nado mo­mento, o seu de­par­ta­mento irá pre­cisar de ajuda ou de con­tri­butos de outra área. Uma ex­ce­lente forma de sur­pre­ender o seu chefe será através da cons­trução de re­la­ções por toda a em­presa. As in­te­ra­ções de pessoa para pessoa são quase sempre mais efi­cazes do que os in­ter­câm­bios de de­par­ta­mento para de­par­ta­mento. Você po­derá me­lhorar o dia do seu chefe di­zendo “Porque é que eu não tomo conta desse as­sunto por si? Sei de al­guém que pode tratar disso ime­di­a­ta­mente.”

7. Seja a pessoa calma numa situação de crise

Poucas coisas cha­marão a atenção do seu chefe como a sua ca­pa­ci­dade de re­sistir a uma tem­pes­tade. Seja um con­flito entre pes­soas ou todos a en­trar em pâ­nico em re­lação à mu­dança de al­guma regra – seja o que for, ga­ranta que você é aquele que se mantém calmo, com­posto e com con­trolo sobre as suas emo­ções. A sua com­pos­tura e ca­pa­ci­dade para pensar cla­ra­mente du­rante uma crise de­mons­tram po­ten­cial de li­de­rança – e os lí­deres são pro­mo­vidos.

Concluindo

As pes­soas que chegam mais longe são aquelas que adi­ci­onam mais valor ao que fazem. Os ne­gó­cios são, afinal, sobre fazer lucro. Você quer que o seu chefe e em­presa saibam que estão a obter um grande re­torno do tempo e di­nheiro que in­vestem em si.

2015-08-07T15:30:37+00:00 Agosto 7th, 2015|
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