"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Marketing Multinivel é Fraude?

O marketing multinível é uma estrutura diferente e que apresenta qualidades muito particulares. Em todo o Mundo diversas empresas são adeptas desse sistema.

O grande problema é que muitas dessas empresas agem de má-fé, classificadas como pirâmides financeiras, caracterizadas como criminalidade em qualquer parte do planeta. Por esta justificativa, é essencial saber diferenciar o autêntico marketing multinível das armadilhas das pirâmides.

O que é o marketing multinível?

No inicio dos anos 60, surgem os primeiros modelos de comércio que evoluíram até o que chamamos atualmente de marketing multinível. Trata-se de um modelo de distribuição/venda direta.

A principal função deste modelo de negócio é recrutar pessoas para que formem sob si uma grande rede de mais pessoas que comercializem a mercadoria, criando uma estrutura de vários e vários níveis diferentes.

A prescrição dos afiliados da rede vem de duas origens: o essencial é a distribuição dos itens/produtos para consumidores fora da rede.

Os afiliados similarmente ganham ao trazerem novos afiliados para a rede.

O modelo multinível, por isso, produz depressa uma estrutura de canais muito mais rápido que a forma mais antiga. Isso tende a ser também mais permanente na atualidade, uma vez que os afiliados possuem mais recursos para manterem conexões entre si, seja por mídias sociais, mensagens instantâneas ou e-mails. Um distribuidor multinível pode se comunicar fácil com o fabricante, bem como moderar melhor as suas equipas à distância, tudo de maneira rápida e sem muito esforço.

E a pirâmide?

Até esse ponto tudo vai bem. A grande dificuldade é no momento em que o que se possui realmente é um esquema de pirâmide financeira escondido no marketing multinível. Várias vezes não se pode identificar logo de caras a diferença entre um e outro, então, deve-se procurar por indícios que sinalizem que se trata de um golpe.

O assunto vem sendo investigado pelo Ministério Público, ao ponto de ter sido emitida um abecedário – disponível na internet – sobre Proteção ao Consumidor e ao Investidor em oposição a Pirâmides Financeiras, iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e da CVM.

Em diversos casos o produto transacionado pela rede é um acessório ou item ilegal. Claramente, um modelo destes não se sustenta por muito tempo, uma vez que aqueles que entram mais tarde na administração não podem mais sustentar o modelo (obter novos revendedores).

Tenha cuidado antes de fazer parte de qualquer tipo de rede, pesquise muito antes de arriscar o seu dinheiro e o seu tempo em negócios de origem duvidosa!

2017-11-06T12:26:34+00:00 Agosto 31st, 2017|
error: