"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Falar Em Público – Estratégias Essenciais

Todos sentimos um nervosismo e ansiedade quando nos pedem para falar em público!

É incrível como algumas pessoas conseguem superar este “medo”, contudo ainda existem muitas pessoas que bloqueiam! Será normal ficarmos nervosos e ansiosos só de pensar que vamos falar em público?

Este medo é comum, e a grande diferença entre as pessoas que conseguem falar em público e as que não conseguem é, sem dúvida, treino e consistência.

Veja as seguintes dicas para melhorar a forma como fala em público.

1 – Fale com entusiasmo

Depois do que foi dito, falar com entusiasmo ainda consegue sobrepor a emoção, tornando-se uma das maiores estratégias para levar uma plateia ao rubro.

Já os gregos diziam “O entusiasmo é o Deus interior que nos faz vibrar, emocionar, transmitir uma mensagem que mexe com o espírito, com alma e com o coração, e que transforma as pessoas.”

2 – Cultive boas maneiras

Cultivar boas maneiras é um factor importante e essencial para que exista uma boa comunicação. Quando as boas maneiras são postas em prática, percebe-se que estamos perante alguém bem educado e com boa formação. Seguindo esta regra, a apresentação será sempre respeitada pelos ouvintes.

3 – Aproveite todas as oportunidades para falar em público

Quando queremos aperfeiçoar alguma coisa, a prática é um aspecto importante, por exemplo: ninguém nasce a saber nadar/andar, tudo exige prática e tentativas. Por isso mesmo, devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para comunicar com o público para ganharmos experiência no discurso.

4 – Autoconhecimento

No discurso existem 3 aspectos fundamentais para conseguir fazer uma boa apresentação:

  1. Devemos conhecer bem o tema sobre o qual vamos falar em público;
  2. Devemos ter prática no discurso;
  3. Autoconhecimento, um factor que transmite segurança no orador e dá-nos capacidade de identificar reacções negativas, desenvolver personalidades, melhorar o relacionamento e criar estratégias de afirmação.

5 – A etiqueta na era da Internet

Hoje temos ao nosso dispor todas as tecnologias possíveis:

  • Internet;
  • Telemóvel;
  • Email;
  • Skype;
  • Etc.

Estamos em constante mudança e isso vai alterando os nossos costumes e cultura, assim como influenciar os nossos comportamentos por termos tudo ao nosso dispor. Ter o telemóvel ligado, responder a e-mails em certos locais é impróprio e mesmo a viver novos tempos, temos de nos ajustar à realidade.

2018-11-15T13:45:13+00:00 Novembro 15th, 2018|
error: