"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Esquema Ponzi

Um esquema Ponzi é qualquer ação de capital fraudulenta que implica bancar lucros altos aos seus investidores com os bens acertados pelos investidores que estão a participar, ao invés serem pagos com os lucros verdadeiros do investimento.

Uma tática deste género oferece lucros altos a pequeno prazo com o objetivo de trapacear e seduzir novos investidores.

A fim de permanecer a ter lucros altos é primordial que exista uma movimentação de dinheiro consistente, com a chegada de mais pessoas no esquema.

Porém, o esquema acaba por cair um dia, pois não existem lucros reais, pois que os usuários mais antigos eram pagos com o pagamento de novos afiliados.

Continue a ler mais para saber o que é e como identificar estas fraudes para não perder dinheiro.

A farsa baseada nos esquemas Ponzi, similarmente conhecida como esquemas em pirâmide, começou à cerca de 100 anos nos EUA, quando Carlo Ponzi, à busca de um negócio no qual pudesse ter uma enorme rentabilidade em pouco tempo, persuadiu diversas pessoas para que colocassem dinheiro na sua ideia.

Essa ideia consistia onde, cada afiliado investia uma quantidade de dinheiro em troca de determinado rendimento excessivo (mais de 20% ao mês), o que era pago todos os meses, porém usando o dinheiro dos novos afiliados que entravam.

Esta circunstância provocou um crescimento inimaginável no número de indivíduos dispostos a investir bastante dinheiro no empreendimento “mágico” de Ponzi, que na verdade não possuía lucros reais, somente utilizava o dinheiro dos novos membros com a finalidade de pagar aos mais antigos.

Poucos meses depois foi descoberta esta fraude milionária, que passou a ser denominada de esquema Ponzi ou esquemas piramidais.

COMO IDENTIFICAR UMA FRAUDE EM PIRÂMIDE?

Não é complicado de descobrir se aquilo que lhe propõem é um esquema em pirâmide ou não. O aspecto mais corriqueiro é que diversas instituições prometem dinheiro imediato e fácil, oferecendo planos de investimento em poucas semanas ou meses com juros altos. E tudo isto, você só necessita de colocar o seu dinheiro na Entidade – e aguardar para receber os supostos juros.

Outra maneira de identificar, são as compensações ou comissões pagas por qualquer novo referido que você indicar e, também sobretudo, não vendem nenhum produto. Desta maneira, como é que uma empresa que não vende nenhum produto pode ser duradoura e pode pagar lucros altos aos seus afiliados? Só adotando o esquema em pirâmide, em que os novos integrantes pagam os mais antigos.

 

BERNARD MADOFF, SÓ CRIOU A MAIOR FARSA FINANCEIRA DA HISTÓRIA!

Um dos casos mais conhecidos do esquema Ponzi foi o de Bernard Madoff, que enganou entidades bancárias, grupos de capital e muitos milionários. Suspeita-se que esta fraude alcançou os 65 milhões de dólares, o que a torna no maior golpe financeiro realizado por apenas uma pessoa.

Infelizmente, na actualidade, o Mundo está repleto de casos de fraudes e esquemas do género. Não caia nesses golpes… dê valor a si mesmo e ao seu dinheiro!

2017-08-10T15:06:53+00:00 Agosto 10th, 2017|
error: