"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Como organizar as suas finanças pessoais

Organizar as suas finanças pessoais pode levar tempo e até mesmo ser um pouco difícil, mas isso não significa que seja algo que não deveria fazer. As dicas seguintes são algumas formas de o ajudar a obter as suas finanças pessoais organizadas para que possa economizar tempo, evitar o stresse e até mesmo ter mais dinheiro ao longo do ano.

Defina metas financeiras

Para colocar as suas finanças em ordem, primeiro precisa decidir o que espera realizar. Você quer economizar para a sua reforma, férias, faculdade do seu filho, um carro novo, uma casa? Espera pagar dívidas ou criar um fundo de emergência? Passe algum tempo a identificar os seus objetivos financeiros – grandes e pequenos – e coloque-os no papel.

Acompanhe as suas despesas

Você sabe o quanto gasta por mês? Se não, agora é a hora de descobrir. Acompanhe os seus gastos ao longo de um período de um mês para descobrir exatamente para onde vai todo o seu dinheiro. Você está a gastar demais? Está atrasado nas suas metas de poupança? Gasta mais do que ganha? Até ao final do mês você deve ter uma resposta para todas essas perguntas.

Criar um orçamento

Uma vez que estabeleceu uma lista de metas financeiras e olhou atentamente os seus hábitos de gastos, é a hora de criar um orçamento que reflita a forma como deseja gastar o seu dinheiro.

Determine o seu valor líquido

O seu património líquido pode dizer-lhe muito sobre a sua saúde financeira atual e ajudá-lo a planear o seu futuro financeiro. Descubra o seu património líquido agora. Então, tenha o hábito de recalcular o seu património líquido anualmente ou sempre que houver uma mudança significativa nas suas finanças.

Automatizar pagamentos

Uma vez que sabe quais as contas que tem que pagar, estará numa posição melhor para ficar ciente dos seus pagamentos. E, uma maneira de simplificar o processo de pagamento de contas é configurar lembretes.

Faça uma lista de verificação para todas as contas que tem que pagar e anote todas as datas de pagamento. Depois de detalhar as datas de cobrança, use uma agenda, um calendário de parede, alertas do calendário ou num aplicativo de smartphone, notificações do Google Calendar ou um calendário de desktop para configurar um alerta para lembrá-lo de um próximo pagamento de faturas.

Seja qual for o método que usa, ele irá servir para a mesma função: ele irá ajudá-lo a lembrar para onde o seu dinheiro precisa de ir, e quando.

Automatizar os seus pagamentos de contas é outra maneira de agilizar o processo de pagamento. Pode configurar transferências e pagamentos automatizados através dos seus serviços bancários online, o que garante que nunca passa a data limite de um pagamento.

Siga as dicas acima e nunca mais volte a deixar a sua vida financeira desorganizada!

2017-08-19T14:55:09+00:00 Agosto 19th, 2017|
error: