"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Como gerir melhor o seu tempo

Muitas pessoas da nossa sociedade tentam ser superprodutivas.

Você sabe que as pessoas que correm de tarefa para tarefa, sempre a verificar o e-mail, organizando algo, fazendo uma ligação, executando uma tarefa, etc.

As pessoas que fazem isso muitas vezes fixam-se na ideia de que “ficar ocupado” significa que você está a trabalhar duro e vai ter mais sucesso.

Embora essa crença possa ser verdadeira até certo ponto, muitas vezes leva a “produtividade” sem sentido – uma necessidade constante de fazer algo e uma tendência a perder tempo em tarefas comuns.

Em vez de me comportar dessa maneira, eu escolho fazer as coisas de maneira diferente.

Trabalhando de forma mais inteligente

O velho ditado, “trabalhar de forma mais inteligente” tornou-se um elemento básico na minha forma de trabalhar.

Em vez de ser robótico em como abordo as tarefas, tento ser pensativo e pergunto pergunto sempre se algo pode ser feito de forma mais eficiente.

Gerir o meu tempo não é sobre espremer tantas tarefas no meu dia, quanto possível. Trata-se de simplificar como eu trabalho, fazer as coisas mais rapidamente e aliviar o stresse.

Trata-se de dar espaço na minha vida para dar tempo às pessoas e descansar.

Garanto-lhe – há realmente horas suficientes num dia para fazer tudo o que você gostaria de fazer.


Dicas de “gestão” de tempo

Eu compilei esta lista de dicas para esperançosamente tentar empurrá-lo na direção certa.

Lembre-se: existem inúmeros truques para gerir o seu tempo efetivamente. Estas são algumas dicas que eu acho úteis, mas todos são diferentes.

Deixe esta lista ser um catalisador para o fazer pensar regularmente sobre como refinar as suas próprias práticas.


Complete as tarefas mais importantes primeiro

Esta é a regra de ouro da gestão do tempo. Todos os dias, identifique as duas ou três tarefas que são as mais cruciais para concluir, e faça-as primeiro.

Depois de terminar, o dia já foi um sucesso. Você pode passar para outras tarefas, ou esperar até ao dia seguinte. Você terminou o essencial!

Durma pelo menos 7-8 horas

Algumas pessoas pensam que sacrificar o sono é uma boa maneira de aumentar a produtividade e ter algumas horas extras do dia. Este não é o caso.

A maioria das pessoas precisa de 7-8 horas de sono para que os seus corpos e mentes funcionem de forma otimizada. Ouça seu corpo e não subestime o valor do sono.

Dê todo o seu foco à tarefa em questão

Feche todas as outras janelas do navegador. Afaste o seu telefone. Encontre um lugar tranquilo para trabalhar, ou ouça alguma música, se isso o ajudar.

Concentre-se nessa tarefa. Nada mais deve existir. Mergulhe nela.

Não permita que detalhes sem importância o atrapalhem

Muitas vezes, permitimos que os projetos levem muito, muito mais tempo do que poderiam, ficando muito ligados em pequenos detalhes. Eu sou culpado disso. Sempre fui um perfeccionista.

O que encontrei, porém, é que é possível superar o desejo de examinar constantemente o que fiz até agora. Estou muito melhor seguindo em frente, revisando as coisas depois.

Transforme as tarefas principais em hábitos

Ler é uma tarefa regular para mim. Leio, em média, um livro por semana e escrevo 3 vezes por semana para o meu blog. Provavelmente escrevo 3.000 – 5.000 palavras por semana.

A quantidade que leio semanalmente, pode parecer muito para a maioria, mas eu transformei em hábito ler todos os dias num período de tempo.

2017-08-17T15:01:37+00:00 Agosto 16th, 2017|
error: