"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

Como Fazer Marketing Para Pequenas Empresas

Como fazer marketing para pequenas empresas e aplique na sua!

O marketing é um dos pontos mais importantes de um negócio. Ele será responsável por tornar a sua marca atraente, dar a conhecer o seu produto e “pegar na mão” das pessoas e leva-las até onde precisam ser levadas para comprar os seus produtos/serviços.

Afinal, o que é marketing? Vou começar por dizer o que não é marketing. O marketing não é uma simples propaganda publicitária num site ou outdoor, isso é apenas uma parte da estratégia. O marketing é um conjunto de ações e estudos que visam melhorar o desenvolvimento do negócio, seja através de preço, distribuição, produto ou comunicação.

Algum tempo atrás, as pessoas/empresários observavam o marketing apenas para grandes empresas e redes, mas, na verdade, o marketing para pequenas empresas é tão importante e eficiente quanto para qualquer outro porte.

Por isso, resolvemos tecer considerações importantes sobre o assunto e mais, ensinar como fazer marketing para pequenas empresas de forma eficiente, organizada e que gera bons resultados. O que acha? Ficou interessado!??!

Qual é o Objetivo Com o Marketing Para Pequenas Empresas

Lembre-se disto: todo o planeamento exige um objetivo sólido e bem analisado. Este talvez seja o erro mais cometido por quem começa a trabalhar marketing para pequenas empresas, porque irá impedir de você traçar o caminho, fazer o planeamento correto e até mesmo estabelecer as possibilidades que serão exploradas.

Mas como descobrir o objetivo da sua empresa? Bom, passamos ao seguinte ponto: o seu objetivo é fortalecer a marca? Tornar intrínseca uma determinada característica? Quer atrair mais clientes? Aumentar as vendas para clientes que já possui?

Perceba a quantidade de possíveis objetivos existentes, por isso é importante ter calma ao estabelecer o porquê de estar a trabalhar o marketing para pequenas empresas. Inclusive, pode fazer marketing pessoal em determinada pessoa, como responsável da empresa, para assim fortalecer a imagem e melhorar o desempenho como líder, forma que é visto pelos funcionários.

Como Está o Produto/Serviço que Está a Oferecer e a Trabalhar o Marketing Para Pequenas Empresas?

Normalmente o foco do marketing para pequenas empresas é melhorar o desempenho das vendas (aumentar a procura) e gerar mais receita. Então, neste caso, o primeiro ponto a pensar é: o produto está bom? Pode ser melhorado? Peça opiniões externas, irão facilitar o seu julgamento.

O produto precisa satisfazer as necessidades e expectativas que o cliente possui, caso contrário, o seu produto não tem a qualidade almejada. O cliente estará disposto a pagar o valor quando a contra prestação atenda as suas expectativas.

Como Está o Seu Nicho de Mercado?

É bem verdade aquele dizer: “um bom vendedor consegue vender areia no deserto”, agora, acredite, estar no mercado com um nicho com pouca procura ou até mesmo, focado num nicho errado, dificulta muito o sucesso de qualquer campanha de marketing para pequenas empresas.

Caso o seu nicho esteja mau, uma boa dica é procurar formas de melhorar o seu público-alvo. Às vezes, uma opção pode ser introduzir novo produto/serviço no mercado, mas claro, estude com calma e verifique a possibilidade.

Quem é o Público-Alvo das Pequenas Empresas Lucrativas Em Foco

Ter bem definido quem será o público alvo do marketing para pequenas empresas é pressuposto básico para a construção do planeamento ou plano de marketing.

Para descobrir quem é o público-alvo ou também conhecida Persona do seu negócio, faça perguntas do tipo:

  • Qual é a idade média das pessoas que procuram pelo meu produto/serviço?
  • Quantos elas recebem de renda mensal?
  • Tem um gênero predominante? (mais homens ou mulheres que compram?)
  • Quais os problemas que costumam enfrentar?
  • Qual é o cargo/função que costumam exercer? Cargo de chefia? Subordinado?
  • Quanto estariam dispostos a pagar pelos serviços?

Perceba que as perguntas têm como objetivo caracterizar o potencial cliente. Você pode fazer outras perguntas pertinentes.

Como Fazer um Planeamento de Marketing Para Micro e Pequenas Empresas

O plano de marketing para pequenas empresas é todo o estudo que será realizado, padrões, atitudes que serão tomadas, campanhas, formas de veiculação e muito mais. Podemos dizer que o plano de marketing é a estrutura, depois de feito, basta segui-lo.

  • Fazer o Planeamento do Marketing Para Pequenas Empresas

Nesta primeira etapa você irá estabelecer os objetivos, metas, missão e valores da empresa. Lembre-se de escrever num documento de forma detalhada.

Faça um resumo do objetivo e metas que precisam ser alcançadas a curto, médio e longo prazo. É importante fazer metas atingíveis, caso contrário ficará frustrado e o objetivo de nada servirá.

  • Análise dos Fatores Internos e Externos para Fazer o Plano de Marketing Para Pequenas Empresas

Esta é a fase em que o planeador irá avaliar os fatores externos e internos que envolvem a empresa. Nessa etapa é comum encontrar fatores que, por si só, ao serem melhorados, já conseguem melhorar o desempenho da empresa. Por exemplo, supondo que analisando os fatores internos da empresa percebe dificuldades de relacionamentos entre os funcionários.

Ao sanar esta dificuldade e integrar o quadro de funcionários, é bem provável que se consiga maximizar o desempenho de produção, impactando diretamente na empresa.

Verifique os fatores externos em busca de erros ou possíveis melhorias: concorrência, fornecimento de matéria prima, logística, público-alvo, nicho, entre outros. Já os fatores internos referem-se às atividades dentro da sua própria empresa, seja administrativo, desenvolvimento do produto, atendimento e etc.

Você pode também fazer uma análise da concorrência, procurar os pontos fortes e procurar introduzir no seu negócio, e nos pontos fracos, procurar tirar proveito e tornar a sua empresa superior oferecendo uma melhor qualidade no que o concorrente deixa a desejar. Aproveite também e aprenda como fazer um planeamento de vendas.

  • Desenvolvendo as Estratégias de Marketing Para Pequenas Empresas

Agora é o momento de desenvolver as estratégias de marketing para pequenas empresas, ou seja, é estabelecer o que será feito e pôr a “mão na passa”. Lembre-se da importância de anotar tudo em documento, pode ser em uma planilha do excel, no word ou até mesmo à mão ou num quadro.

As estratégias de marketing que podem ser adotadas irão depender do objetivo da sua pequena empresa e claro, das particularidades. Contudo, para ajuda-lo, vamos citar algumas estratégias de marketing para pequenas empresas que podem ser utilizadas ou, no mínimo, fazê-lo entender qual é o “rumo” a ser seguido:

Promoções: você está com o seu negócio em queda e precisa melhorar? Uma boa ideia são as promoções, mas lembre-se, são temporárias, não irão resolver definitivamente o seu problema; As promoções podem ser consideradas uma ótima forma de chamarisco para que os clientes venham até ao seu comércio conhecer os lançamentos.

Fortaleça a marca: um erro bastante comum das pequenas empresas é fazer marketing para vender ao invés de tornar o seu negócio atrativo. Marketing permanente e estável é aquele que torna a sua marca de qualidade, autoridade no assunto. É nisso que você precisa de se focar. Por exemplo, desenvolva uma característica que é interessante para a sua marca e faça com que se torne “parte dela”. Veja o caso da empresa Havaianas “o mundo inteiro usa”. Ela fortaleceu a marca, com um atributo de característica social.

Ações sustentáveis: dedicar esforços em ações sustentáveis costuma trazer bons resultados a longo prazo, isto porque as pessoas tendem a dar preferência na compra para empresas politicamente corretas.

Seja diferente: o marketing tradicional deixou de ser a opção mais atrativa nos dias atuais, já que as pessoas estão investigativas, ou seja, para comprar algo, faz-se uma pesquisa extensa, muitas vezes sabendo exatamente o que se deseja. Procure por desenvolver campanhas menos “apelativas” para a venda de produtos e serviços, focando em campanhas educativas sobre o tema, isso desenvolve credibilidade e autoridade para a empresa, além de ser uma forma de diminuir as objeções no momento da compra e conduzir o potencial cliente para a sua empresa de forma sutil.

Propagandas virais: o objetivo principal de uma propaganda é torna-la viral e fazer com que o público-alvo lembre-se da sua empresa sempre que X situação ocorrer. Por incrível que pareça, o cérebro humano tem uma brilhante capacidade de armazenar informações que aparentam um pouco “estranhas” ao cotidiano, então, desde que seja pertinente ao seu negócio, utilize este fator.

Também, é importante trabalhar os sistemas cerebrais corretos, instintivo e emocional, evitando o racional.

  • Tenha Prazo

Um plano de marketing para pequenas empresas pode se estender bastante, por isso é importante que você monte um cronograma para cada etapa e realmente o cumpra. Trabalhe com prazos razoáveis, a intenção é fazer algo de qualidade e ao mesmo tempo coloca-lo em prática num momento adequado.

  • Análise dos Clientes na Estratégia de Marketing Para Pequenas Empresas

Você desenvolveu todas as técnicas de marketing para pequenas empresas, já tem o cronograma, está a aplicar e está a funcionar na prática? Você só irá descobrir exatamente como está a funcionar através das análises.

Claro, será possível perceber mudanças significativas na faturação por exemplo, ou até mesmo no clima organizacional da empresa, mas isso não lhe traz dados conclusivos e eficientes.

Comece a observar e até mesmo a pedir aos clientes se o produto está a atender as expectativas, o que o levou a ir até à sua loja, como ficou a saber dos serviços, entre outras perguntas pertinentes. Isso irá dar-lhe dados concretos.

2017-03-02T10:45:38+00:00 Março 2nd, 2017|
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