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10 passos que faltavam à sua estratégia de conteúdos

Publicar um artigo interessante de vez em quando é muito diferente de gerir conteúdos de uma forma sistemática e organizada. Se ainda não conseguiu dominar a arte de planear, organizar e medir os resultados dos seus conteúdos, vai gostar destes10 passos para construir a sua estratégia.

Muito empreendedores já compreendem o valor de usarem conteúdos relevantes e inovadores para atraírem tráfego para os seus blogs, sites e páginas de redes sociais. Mas publicar um artigo interessante de vez em quando é muito diferente de gerir conteúdos de uma forma sistemática e organizada. Se ainda não conseguiu dominar a arte de planear, organizar e medir os resultados dos seus conteúdos, vai gostar destes10 passos para construir a sua estratégia. São dicas essenciais retiradas do muito mais completo manual “Advanced Content Marketing Guide” da autoria de Neil Patel e Kathryn Aragon, dois reputados especialistas que o conduzem no caminho até à perfeição da sua estratégia de content marketing.

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1- Crie um documento de planeamento simples em Excel.
Cada uma das dicas contidas no “Advanced Content Marketing Guide” dão origem uma parte de uma folha Excel que poderá usar para planear os seus conteúdos. Para lhe adiantar trabalho, o Empreendedor.com já lhe disponibiliza a folha preparada para descarregar aqui.

2-Estabeleça os objetivos genéricos da sua gestão de conteúdos.
Reflita sobre como vai usar os conteúdos para fazer crescer o seu negócio. Eis algumas hipóteses:

  • Prospecção – gerar leads para serem seguidas pelo marketing e venda;
  • Vendas – ajudar a fechar vendas;
  • Marketing – gerar interesse pelos seus produtos/serviços;
  • Relações Públicas – gerir a opinião pública sobre os seus produtos e serviços;
  • Comunidade – juntar amigos e fans para interagir socialmente com a marca;
  • Suporte ao cliente;
  • Liderança – Desenvolver o reconhecimento da marca e o respeito do mercado.Em seguida, coloque os seus objetivos genéricos na folha Excel, e adicione alguns objetivos específicos. Na coluna “impacto”, explique de que forma a concretização de cada objetivo vai ajudar o seu negócio. Na coluna benchmark, coloque os indicadores (vendas, lucro, clics, likes ou outros) que vão ajudá-lo a medir a evolução do impacto dos seus conteúdos.

    3- Decida o papel que os conteúdos vão desempenhar no seu plano de marketing
    Eis 3 estratégias bastante comuns que pode usar:

  • Usar os media sociais para gerar tráfego para o seu blog, e usar os conteúdos do blog para conduzir a “landing pages”.
  • Usar todos os conteúdos, os media sociais, blogs, vídeos, entre outros, para levar o utilizador a registar-se, reservando a melhor parte da informação para os membros.
  • Criar conteúdos específicos (blog, podcasts, vídeos, media sociais…) para cada um dos seus produtos ou serviços, de forma a gerar interesse e eventualmente vendas.No documento de Excel, junto à “mensagem central”, pode anotar o tipo de estratégia que vai usar.

    4- Defina a sua mensagem
    Agora, crie uma mission statement, respondendo à seguinte pergunta: o que quer fazer pelos seus clientes? Como quer mudar as suas vidas?
    Na mensagem principal escreva uma frase que resuma o principal benefício do produto/serviço.
    Na mensagem secundária, crie alguns tópicos a desenvolver, relacionados com a mensagem principal.

    5- Faça uma análise competitiva
    Selecione 5 marcas do seu segmento que estejam a usar as redes sociais de forma bem-sucedida e analise:

  • Que tipo de tópicos cobrem e se estes suportam a mensagem central;
  • Os tipos de conteúdos produzidos, nomeadamente posts em blog, redes sociais, podcasts, vídeos, reportagens, slides, infográficos, e-books, entre outros.
  • Com que frequência são usados os diferentes tipos de conteúdos
  • Que formas de “call to action” estão a ser usados nos diversos tipos de conteúdos
  • Defina por fim o que não está a ser coberto pelo conteúdo dos concorrentes, identificando oportunidades.6-Encontre o que o torna diferente
    Para que os seus conteúdos ganhem visibilidade, é preciso que tenham algo de único.

    Eis alguns exemplos de aspetos que podem fazer a diferença:

  • O estilo
  • A personalidade do autor dos conteúdos
  • A profundidade da informação
  • Uma abordagem inusitada
  • A proposta de valorNa sua folha de Excell insira, por baixo da análise competitiva, qual é o seu elemento diferenciador.

    7- Encontre os nichos
    Considere os diversos nichos de público que precisa de impactar, de acordo com os segmentos de produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Volte a analisar as mensagens principais e secundárias à luz destes nichos e reorganize-as.

    8- Decida quais as plataformas e canais de social media em que vai ter presença
    Não tente estar em todo o lado, mas apenas onde os seus clientes estão. Tire algum tempo para pesquisar o que os seus concorrentes estão a fazer em termos de social media. Estão a conseguir engagement no facebook? Como? O que resulta e o que não resulta?

    Tire as suas conclusões e o seu planeamento na folha de Excel.

    9 – Atribua responsabilidades de criação e gestão de conteúdos
    Quem escreve, quem aprova, quem publica e quem promove os conteúdos? Encontre as respostas e distribua responsabilidades.

    10- Crie uma agenda mensal de publicações
    Crie uma agenda mensal de publicações que contemple artigos com os diversos objetivos que sistematizou, e a possibilidade de monitorizar os resultados obtidos, criando no seu Excell o quadro “Agenda de Conteúdos” com as métricas que mais lhe convierem.
    Analise periodicamente os resultados, tirando conclusões sobre as ações que resultam melhor e pior e afinando a sua estratégia.

2015-05-20T14:56:07+00:00 Maio 20th, 2015|
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