"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

10 Coisas que pessoas de sucesso fazem no fim de semana

Sendo o co­fun­dador da Hotwire.com e di­retor exe­cu­tivo da Zillow du­rante os úl­timos sete anos, Spencer Ras­coff de 39 anos en­caixa na de­fi­nição de su­cesso da mai­oria das pes­soas. Como pai de três fi­lhos, Spencer é uma pessoa ocu­pada em casa e no tra­balho.

Qual é a única coisa que Spencer se re­cusa a fazer no fim-de-se­mana? Tra­balho, pelo menos, no sen­tido tra­di­ci­onal. Ras­coff diz:

“Eu nunca vou ao es­cri­tório nos fins-de-se­mana, mas ve­ri­fico o meu e-mail à noite. Os meus fins-de-se­mana são um mo­mento im­por­tante para des­ligar do dia-a-dia e ter a opor­tu­ni­dade de pensar mais pro­fun­da­mente sobre a minha em­presa e a minha in­dús­tria. Os fins-de-se­mana são uma ex­ce­lente opor­tu­ni­dade para re­fletir e ser mais in­tros­pe­tivo sobre as ques­tões mai­ores.”

O es­tudo cons­tatou que a pro­du­ti­vi­dade por hora di­minui dras­ti­ca­mente quando a se­mana de tra­balho é su­pe­rior a 50 horas e a pro­du­ti­vi­dade cai tanto após 55 horas que não faz sen­tido tra­ba­lhar mais. É isso mesmo, as pes­soas que tra­ba­lham até 70 horas (ou mais) por se­mana, na ver­dade, con­se­guem fazer a mesma quan­ti­dade de tra­balho feito por pes­soas que tra­ba­lham 55 horas.

As pes­soas de su­cesso sabem a im­por­tância de mudar a ro­tina du­rante o fim-de-se­mana para ati­vi­dades de re­la­xa­mento e re­ju­ve­nes­ci­mento. Como Spencer, usam os seus fins-de-se­mana para criar uma pró­xima se­mana me­lhor.

Isto é mais fácil dizer do que fazer, então aqui vai uma ajuda. A lista se­guinte contém 10 coisas que as pes­soas bem su­ce­didas fazem para en­con­trar o equi­lí­brio no fim de se­mana e para vol­tarem ao tra­balho na se­gunda-feira de manhã com 110%.

1. Desligam-se

Des­ligar é a es­tra­tégia de fim-de-se­mana mais im­por­tante nesta lista, porque se não con­segue en­con­trar uma ma­neira de se re­tirar ele­tro­ni­ca­mente do seu tra­balho sexta-feira até se­gunda-feira de manhã, então você re­al­mente nunca deixou de tra­ba­lhar.

Estar dis­po­nível para o seu tra­balho 24/7 vai expô-lo a um bom­bar­de­a­mento cons­tante de stresse que o im­pede de se re­o­ri­entar e re­cargar. Se uti­lizar todo o fim-de-se­mana para lidar com tra­balho, e-mails e cha­madas não é prá­tico, tente de­signar mo­mentos es­pe­cí­ficos no sá­bado e do­mingo para ve­ri­ficar e-mails e res­ponder a men­sa­gens de voz. Por exemplo, ve­ri­ficar as suas men­sa­gens na tarde de sá­bado, en­quanto os seus fi­lhos estão a cortar o ca­belo e no do­mingo à noite após o jantar. Agendar blocos curtos de tempo irá ali­viar o stresse, sem sa­cri­ficar a dis­po­ni­bi­li­dade.

2. Minimizam tarefas

As ta­refas têm o há­bito en­gra­çado de ocupar com­ple­ta­mente os seus fins-de-se­mana. Quando isso acon­tece, perde a opor­tu­ni­dade de re­laxar e re­fletir. Nada é pior que um monte de ta­refas que pa­recem tra­balho, e se gastar todo o fim-de-se­mana a fazê-las, acabou de ter uma se­mana de tra­balho de sete dias. Para evitar que isso acon­teça, é pre­ciso agendar as suas ta­refas como se fossem algo a fazer du­rante a se­mana, e se não con­se­guir con­cluí-las du­rante o tempo es­ti­pu­lado, siga em frente e acabe essas ta­refas na se­mana se­guinte.

3. Refletem

A re­flexão se­manal é uma fer­ra­menta po­de­rosa para se me­lhorar. Use o fim-de-se­mana para con­tem­plar as forças mai­ores que estão a moldar a sua in­dús­tria, a sua or­ga­ni­zação e o seu tra­balho. Sem as dis­tra­ções do tra­balho de se­gunda até sexta em que está ocu­pado, deve ser capaz de ver as coisas com uma nova luz. Uti­lize esta in­tros­peção para al­terar a sua abor­dagem para a pró­xima se­mana, me­lho­rando a efi­ci­ência e efi­cácia do seu tra­balho.

4. Fazem exercício

Não tem tempo para fazer exer­cício du­rante a se­mana? Tem 48 horas, todos os fins-de-se­mana para o fazer. Fazer o seu corpo mexer por qual­quer coisa como 10 mi­nutos li­berta GABA, um neu­ro­trans­missor cal­mante que reduz o stresse. O exer­cício também é uma ótima ma­neira de con­se­guir novas ideias. Os ino­va­dores e ou­tras pes­soas de su­cesso sabem que estar ao ar livre, muitas vezes des­perta a cri­a­ti­vi­dade.

Eu sei que muitas das mi­nhas me­lhores ideias vêm a mim en­quanto estou a surfar. En­quanto está no oceano, a com­bi­nação de ati­vi­dade re­vi­go­rante e de uma bela pai­sagem cria o am­bi­ente per­feito para um fluxo de cri­a­ti­vi­dade. Quer es­teja a correr, a andar de bi­ci­cleta ou a fazer jar­di­nagem, o exer­cício leva a uma in­tros­peção que é ali­men­tada por en­dor­finas. A chave é en­con­trar uma ati­vi­dade fí­sica que faça isto por si e, de se­guida, deve torná-la uma parte im­por­tante da sua ro­tina de fim-de-se­mana.

5. Perseguem uma paixão

Pode ficar sur­pre­en­dido com o que acon­tece quando faz algo pelo qual está apai­xo­nado nos fins-de-se­mana. De­dicar-se à sua paixão é uma ótima ma­neira de es­capar do stresse e abrir a sua mente para novas ma­neiras de pensar. Coisas como tocar um ins­tru­mento, ler, es­crever, pintar, ou mesmo brincar com os seus fi­lhos pode ajudar a es­ti­mular di­fe­rentes ma­neiras de pensar que pode dar-lhe van­ta­gens enormes ao longo da se­mana que vem.

6. Passam tempo de qualidade com a família

Passar tempo de qua­li­dade com a sua fa­mília no fim-de-se­mana é es­sen­cial se quiser re­car­regar e re­laxar. O tempo em fa­mília no fim-de-se­mana é tão im­por­tante para Spencer Ras­coff que ele voa para casa no fim-de-se­mana, não im­porta o quão longe ele es­teja, mesmo que ele tenha que estar na mesma ci­dade na se­mana se­guinte.

Os dias úteis são tão agi­tados que toda a se­mana pode voar com pouco tempo de qua­li­dade para a fa­mília. Não deixe que isso passe para os seus fins-de-se­mana. Leve os seus fi­lhos ao parque, leve o seu ou a sua côn­juge ao res­tau­rante fa­vo­rito dele ou dela, e vi­site os seus pais. Fi­cará feliz de o ter feito.

7. Agendam micro aventuras

Compre bi­lhetes para um con­certo ou para o te­atro, ou faça re­servas para aquele novo e di­ver­tido hotel que acabou de abrir na baixa da ci­dade. Em vez de correr numa pas­sa­deira, pla­neie uma ca­mi­nhada. Tente algo que não tenha feito antes ou talvez algo que não tenha feito há muito tempo. Es­tudos mos­tram que a an­te­ci­pação de algo bom é uma parte sig­ni­fi­ca­tiva do que torna a ati­vi­dade pra­ze­rosa. Saber que tem algo in­te­res­sante pla­neado para sá­bado não vai só ser di­ver­tido no sá­bado, vai me­lhorar sig­ni­fi­ca­ti­va­mente o seu humor ao longo da se­mana.

8. Acordam sempre à mesma hora

É ten­tador dormir até tarde no fim-de-se­mana para re­cu­perar o sono que tem em atraso. Em­bora seja bom tem­po­ra­ri­a­mente, ter um des­pertar in­con­sis­tente per­turba o seu ritmo cir­ca­diano. O seu corpo per­corre uma série ela­bo­rada de fases de sono para que possa acordar des­can­sado e re­vi­go­rado. Uma dessas fases en­volve a pre­pa­ração da sua mente para ser acor­dada e estar alerta, razão pela qual as pes­soas cos­tumam acordar um pouco antes do seu des­per­tador tocar (o cé­rebro está trei­nado e pronto). Quando dorme no fim-de-se­mana para além do tempo normal de sono onde ha­bi­tu­al­mente já es­taria acor­dado, vai acaba por se sentir tonto e can­sado. Isto não é apenas pre­ju­di­cial no seu dia de folga, também faz com que seja menos pro­du­tivo na se­gunda-feira porque o seu cé­rebro não está pronto para acordar no ho­rário re­gular. Se pre­cisa re­cu­perar o sono per­dido, basta ir para a cama mais cedo.

9. Designam as manhãs como “tempo para mim”

Pode ser di­fícil ar­ranjar tempo para si nos fins-de-se­mana, es­pe­ci­al­mente se tiver fa­mília. En­con­trar uma forma de se de­dicar a uma ati­vi­dade que o apai­xona no início da manhã pode render-lhe bas­tante fe­li­ci­dade e paz de es­pí­rito.

É também uma ex­ce­lente forma de aper­fei­çoar o seu ritmo cir­ca­diano ao se forçar a acordar à mesma hora que nos dias de se­mana. A sua mente atinge o de­sem­penho má­ximo entre duas e quatro horas após acordar, por­tanto le­vante-se cedo para fazer algo fí­sico, e de­pois sente-se e de­dique-se a algo mental en­quanto a sua mente está no seu auge.

10. Preparam-se para a semana seguinte

O fim-de-se­mana é uma al­tura ex­ce­lente para passar al­guns mo­mentos a pla­near a sua se­mana se­guinte. Até uns 30 mi­nutes de pla­ne­a­mento podem levar a ga­nhos sig­ni­fi­ca­tivos em pro­du­ti­vi­dade e stress re­du­zido. A se­mana vai pa­recer muito mais exequível quando a co­meça com um plano porque apenas tem de se con­cen­trar na sua exe­cução.

2015-04-27T10:49:29+00:00 Abril 27th, 2015|
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