"Esforça-te como se nunca tivesses ganho,
actua como se nunca tivesses perdido!"

10 Citações sobre dinheiro que poderão ajudá-lo a enriquecer

As frases que se seguem são sobre dinheiro – e podem ajudá-lo a poupar e a melhorar as suas finanças ao longo da vida.

Há várias formas de aprender coisas importantes – como aprender à própria custa, tentando, ou aprender com os outros. Afinal, várias personalidades ilustres têm as mesmas preocupações que nós e muitas partilham, ou partilharam, as suas recomendações.

Veja as 10 frases sobre dinheiro que se seguem – as mesmas poderão ajudá-lo a geri-lo melhor. Talvez até o ajudem a tornar-se rico.

1. “Cuidado com as pequenas despesas. Basta um pequeno buraco para afundar um grande navio.” – Benjamin Franklin

Este aforismo de Franklin é mais profundo que o que parece e aplicável a várias coisas. Para começar, temos o facto de pequenas despesas quotidianas se acumularem muito facilmente. Temos hoje o famoso exemplo do café XPTO diário, de 4 dólares, que acaba por custar 1.500 por ano. Ou o hábito de um maço de tabaco por dia, que custa 3.000 dólares ao ano. Menos óbvias são as pequenas taxas que fazem parte do universo financeiro. Imagine que investe 10 mil dólares anuais em dois fundos com uma taxa média de crescimento anual de 10% ao longo de 10 anos. Um tem uma taxa de 0,7% e o outro 1,7% ao ano. O primeiro dar-lhe-á qualquer coisa como 578 mil dólares, enquanto que o segundo cresce até cerca dos 512 mil – uma variação de mais de 60 mil dólares por uma diferença na ordem de um ponto percentual.

2. “Não existe nada mais digno, nem independência mais importante, que ser capaz de viver dentro das nossas possibilidades.” – Calvin Coolidge

Coolidge foca a importância de viver dentro daquilo que é possível, sem ultrapassar os limites. Viver acima das possibilidade acontece quando compramos coisas de que não precisamos, como uma casa demasiado cara ou uma televisão gigante, que pomos no cartão de crédito sabendo de antemão que não seremos capazes de o pagar na totalidade. Ao fazê-lo, estamos a afastar-nos de liberdade e segurança financeiras – em vez de nos aproximarmos das mesmas.

3. “O preço de tudo é a quantidade de vida que se dá em troca.” – Henry David Thoreau

Um bom lembrete do significado real de um preço. Ganha 55 mil dólares por ano e compra um carro de 30 mil – não se importa de gastar mais de meio ano de trabalho no carro novo? Se ganha cerca de 50 dólares por hora, um jantar num restaurante sofisticado ou um corte de cabelo por 150 justificam as 3 horas de trabalho? É o tipo de lógica que o ajuda a manter o consumo debaixo de olho.

4. “A maioria das pessoas deixa passar a oportunidade porque ela vem de mangas arregaçadas e parece dar trabalho.” – Thomas Edison

Edison dá conta da frequência com que nos deixamos atrair pela ideia de riqueza rápida, seja no euromilhões ou em ações polémicas. É preferível optar pela menos glamourosa e mais demorada via de se chegar a rico – poupar diligentemente ao longo do tempo e investir em empresas sólidas que apresentem vantagem competitiva (tais como uma marca forte ou poder negocial com fornecedores) – ou simplesmente apostar no mercado em geral via fundos de investimento.

5. “Um cêntimo já não vale um tostão.” – Yogi Berra

Esta frase reflete o poder da inflação, que tende a mitigar o poder de compra com o passar do tempo. A inflação média ronda os 3% anuais em períodos longos, o que significa que o mesmo montante comprará daqui a 25 anos menos de metade do que compraria hoje. Se espera viajar daqui a 25 anos, saiba que um bilhete de 300 dólares hoje pode vir a custar 628 dólares. Um carro novo de 20 mil custará mais de 40 mil daqui a 25 anos. Certifique-se de que inclui a inflação nos seus cálculos financeiros.

6. “A bolsa está cheia de indivíduos que sabem o preço de tudo e o valor de coisa nenhuma.” – Phillip Fisher

É uma boa forma de recordar que o preço das ações – ou casas – em si não quer dizer grande coisa. Aqui o valor importa mais. Comprar ações ou casas sobre avaliadas resulta eventualmente em perdas ou em ganhos modestos em caso de venda. Procure maximizar o valor na sua estratégia financeira ao comprar ações quando estão em baixa e ao fazer uso de descontos e promoções – algo que, hoje em dia, é muito mais simples graças à miríade de aplicações que permitem comparar preços até encontrar o mais baixo. Utilize o Slickdeals, BuyVia, RedLaser ou ScanLife por exemplo.

7. “Se não consegue imaginar uma perda de 20% na bolsa não deve ter ações.” – John Bogle

Frases sobre dinheiro como esta ilustram bem que o perfil é bastante importante na hora de investir. Tem de estar preparado para quedas súbitas e para lidar com as mesmas pacientemente – talvez até comprando mais ações agora que o preço baixou. Prepare-se também para perdas pontuais resultado de investimentos duvidosos. É o outro lado de investir, sendo certo que quanto mais aprende, menos erros irá cometer.

8. “Saiba o que tem e porque é que tem.” – Peter Lynch

Quando se é investidor, não chega comprar ações porque alguém recomendou ou porque os indicadores são atrativos, como quando o índice preço-lucro é baixo e a margem de lucro é grande. É necessário conhecer bem a empresa e como é que opera. Precisa de ter uma razão para comprar – talvez a empresa espere duplicar os lucros no prazo de cinco anos num segmento de mercado em que é líder e que coloca sérios obstáculos a novatos, o que mantém a concorrência à distância.

9. “Quando comprar ações, pergunte-se: compraria a empresa toda?” – Rene Rivkin

No seguimento da frase anterior, esta sugere que deveria estar disposto a comprar a empresa na totalidade se estiver a pensar comprar uma ação que seja. Claro que poucos de nós se podem dar ao luxo de gastar 500 milhões ou 50 mil milhões numa empresa inteira, mas ainda assim pergunte-se se, dispondo de fundos suficientes, o faria. Isto pode ajudá-lo a perceber se a sua abordagem é no sentido de um investimento especulativo ou efetivamente um investimento de longo-prazo em dada empresa.

10. “O investimento em conhecimento dá os melhores juros.” – Benjamin Franklin

@InsiderPro

2017-04-27T14:35:32+00:00 Abril 27th, 2017|
error: